sábado, 3 de março de 2012

Texto de opinião

Parece que chegou a minha vez de escrever e peço desde já desculpa pelo mau jeito que tenho para o fazer. Há uns tempos atrás, publiquei uma música que me fez pensar nos problemas mundiais e queria que também vocês reflectissem sobre o tema, mas pareceu-me que vos passou ao lado. Não quis esquecer o assunto, e já que me deram a oportunidade de me expressar sobre o que quisesse, porque não fazer pensar-vos nisto agora? A música pertence aos SOJA, e chama-se “everything changes”. A letra desta música faz-nos querer levantar do sofá e ir ajudar o outro. O outro que tem fome, que em vez de chegar a casa, comer e ainda implicar com quem cozinhou por não ser uma refeição que lhe agrade, está o dia inteiro a olhar pró chão, em busca de restos que o tentem alimentar, ou à procura de uma poça de água que mesmo sendo imprópria para beber poderá salvá-lo da morte por mais uns dias. E então pergunto-me, porquê tamanha desigualdade e injustiça, sendo que o artigo nº1 dos direitos humanos nos diz que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”? Porque continuamos nós a ser os privilegiados, e alguns deles escravos de pequenos senhores (e digo pequenos, porque embora tenham poder para tomar decisões envolvendo inocentes, não são dignos de serem chamados de pessoas)? Porque continuamos nós em frente à televisão, apenas ouvindo as desgraças dos outros e porque continuam os restantes, por norma esquecidos, a sofrer, sem terem culpa da vida que levam, sem nunca terem feito nada de errado para viver num sítio onde guerreiam devido ao capital ou até mesmo por diferentes religiões onde não há respeito mútuo? Porquê?
Peço-vos então que reflictam e que Lhe agradeçam pela boa vida que nos atribuiu. Imploro que deixem de ser egoístas e egocêntricos, ou que tentem, pelo menos, partilhar algo com alguém por mais simples e desprezável que seja o objecto/alimento. Ajudem o próximo, quem sabe se um dia os papéis não serão invertidos.

Um beijinho,
Joana Fernandes,
vogal de liturgia






link da musica : http://www.youtube.com/watch?v=_zbZV41GBio

Sem comentários: