sábado, 30 de janeiro de 2010

QUE LUGAR TEM A BÍBLIA NA MINHA VIDA?


Escola Paroquial será só as sessões que estamos a fazer à 6ª feira, de Janeiro à Páscoa ? – De certa maneira é, pelo sentido estrito que damos a estas sessões. Porém, a nossa aprendizagem cristã, em princípio, começa na Família, é a escola familiar. É aí que devemos dar os primeiros passos. Mas para além da escola familiar podemos nomear outros meios, tais como a Catequese da paróquia, os diversos Grupos ou Movimentos; com as suas diversas actividades. Tudo isso contribui para podermos crescer em sabedoria e em graça diante de Deus e dos homens ou seja tornar-nos cristãos adultos comprometidos. E quando sabemos aproveitar o que nos acontece no dia a dia meditando à luz da Fé, também a vida é uma grande escola.

Em todas estas “escolas” quais são os livros que nos orientam na instrução ?

- A resposta é simples e clara: A BÍBLIA.

Pretende-se levar os cristãos e as comunidades a assumir a Palavra de Deus como luz para a vida: alimento da oração, formação da comunidade e sustento da missão. Por isso, como verificais, tudo concorre neste mesmo sentido. A Escola Paroquial é toda ela à base da Bíblia. Vêmais adiante. Tem como lema “A Palavra de Deus chama e envia”.

Já nesta mesma direcção aconteceu “A Visitação da Palavra Peregrina” às nossas terras, ruas e famílias… a nossa Catequese das paróquias é marcadamente bíblica com os Catecismos: Litúrgico (2ºe 3º anos), “o Pão da Vida” no 4ºano a preparar a Primeira Comunhão, “Vem Espírito Santo” a preparar para o Crisma; e para todos a recomendação do “Cantinho da Bíblia”,distribuindo semanalmente o “Marcador”com sugestão de leitura para cada dia… e o “Farol” com as leituras do domingo.

Muitas são as famílias que já têm a Bíblia em casa, mas não basta tê-la. É preciso tê-la em lugar próprio – chamemo-lo Cantinho da Bíblia – e venerá-la, lendo-a, rezando com ela. Porque “desconhecer a Bíblia é desconhecer Jesus Cristo”, diz-nos S. Jerónimo.

Só nos podemos dizer cristãos se nos afeiçoarmos à Palavra de Deus. Se a Bíblia é o livro por excelência do Povo de Deus, devemos dar-lhe um lugar de relevo na nossa vida. Se nos afeiçoarmos à Palavra de Deus, vamos descobrindo os valores, os ideais, os critérios de acção, e as atitudes que nos vão identificando com Cristo

Os frades Capuchinhos têm sido os grandes impulsionadores do Movimento Bíblico em Portugal, promovendo Semanas Bíblicas, Cursos Bíblicos, Retiros Bíblicos, Dias Bíblicos, publicações bíblicas, a revista “BIBLICA”, Grupos Bíblicos, Encontros dos Grupos Bíblicos, etc… Que lugar tem a Palavra de Deus, na tua casa, na tua família, na tua vida ?


P. Batalha

Sem comentários: