domingo, 2 de agosto de 2009

Canonização de Frei Rafael


O Frei Rafael, um monge cisterciense que morreu aos 27 anos de diabetes, será canonizado em 11 de Outubro próximo. Rafael nasceu em Espanha em 1911 e abraçou a fé numa altura em que o anticlericalismo dominava o país, ainda antes da eclosão da Guerra Civil.

Frei RafaelAos 23 anos foi aceite no mosteiro de St. Isidro de Dueñas. Ao entrar, afirmou que não tomava esta decisão por tristeza, nem sofrimento nem desilusão com o mundo: "O que o mundo me pode oferecer eu já tenho. Deus, na sua infinita bondade, deu-me em vida muito mais do que mereço".

Apesar da força da sua vocação, Rafael foi obrigado a abandonar o mosteiro por três vezes pela sua saúde fraca. Finalmente pediu para regressar como convidado e não como frade, uma vez que não era capaz de seguir todas as regras da ordem.

Em 1934 recebeu o hábito branco, o que o levou a escrever à sua mãe: "Estou muito contente. Todo de branco, pelo menos por fora. Agora vou tentar ser assim também por dentro, que é o que importa mesmo".

Morreu de diabetes aos 27 anos e a sua cela foi preservada pelos monges como local de oração para a comunidade.

Em 1989 o Papa João Paulo II falou dele como modelo para os jovens, e mais tarde beatificou-o em 1992.




A Caminho




Sem comentários: