quinta-feira, 2 de julho de 2009

Rota das catedrais promove turismo religioso


Divulgar as catedrais, torná-las acessíveis a que possam ser visitadas é o objectivo do protocolo assinado a 30 de Junho. A Conferência Episcopal Portuguesa e o Ministério da Cultura assinam o protocolo de cooperação para a implementação da «Rota das catedrais».


O projecto procura «devolver a estes monumentos uma atenção global e corresponsabilizante, assumindo-se como dinamizador de uma actuação concertada, criteriosa e exigente», adianta o Ministério da Cultura.


«As catedrais darão um contributo significativo e único para a promoção do país em termos culturais, com uma forte incidência na qualificação de oferta turística, intervindo na dinamização de um desenvolvimento sustentável e integrado, profundamente potenciador de sinergias em domínios transversais à vida comunitária», refere o comunicado.


A «Rota das catedrais» torna necessários trabalhos de conservação nos vários monumentos, existentes no país. Por isso, o projecto irá candidatar-se a fundos comunitários.


O túmulo do infante D. Afonso, datado do início do século XV, foi alvo de uma intervenção de conservação, iniciada em 2005. Desde 17 de Junho, o público pode visitar o túmulo, na Sé de Braga.


Fonte: Fátima Missionária

Sem comentários: