quinta-feira, 2 de julho de 2009

«Cristo e a Cidade»: edição de Junho já disponível


O artigo «Sexualidade, Religião e Antropologia - Elementos de uma perspectiva cristã», escrito por João Duque, salienta que a fertilidade, nas suas vertentes biológica e metafórica, "nunca pode estar fora do horizonte do amor".


Descobrir a Bíblia como um texto onde se dá voz "àqueles que nunca a tiveram" - diferentemente dos mitos, onde a versão dos perseguidores silencia a das vítimas - é a proposta do estudo intitulado «O Deus das vítimas na oração de Israel - Uma leitura dos Salmos à luz de René Girard».


O texto «Laicismo socialista e Educação Moral e Religiosa Católica» é uma reacção à normativa do Ministério da Educação, divulgada no início de Junho, que pretendia impedir os professores daquela disciplina de terem os horários preenchidos com outras funções para além da leccionação para a qual foram contratados.


O artigo escrito por Fr. Bento Domingues, no «Público», sobre a Igreja Católica e a ordenação de mulheres, é o ponto de partida para uma análise à relativização da autoridade dos documentos papais que é feita por alguns teólogos e movimentos da Igreja. Este texto e os dois anteriores são assinados por Elias Couto.


«Cristo e a Cidade» é um sítio ecuménico que tem como objectivo "a unidade das Igrejas".


Agencia Ecclesia

Sem comentários: