terça-feira, 21 de julho de 2009

Carta da Presidente Internacional da JMV - 18 de Julho


Queridos membros da JMV:


Recebam uma calorosa e fraterna saudação neste dia especial, 18 de Julho, o dia em que comemoramos mais um ano da 1 ª aparição da Virgem Maria a Santa Catarina. Feliz aniversário da Juventude Mariana Vicentina!


Ao iniciar esta carta, eu não posso retirar da minha mente algumas notícias que têm marcado nos últimos meses e estão muito presentes nas nossas nossas orações. Embora não seja possível mencioná-las todas, gostaria de destacar o terramoto em L'Aquila (Itália), a pandemia da gripe que começou no México, estes fatídicos acidentes de avião no Brasil e as Ilhas Comoras, a guerra silenciosa da fome e da violência que continua em muitos países do mundo, a crise económica que parece anunciar momentos ainda mais difícil para as pessoas empobrecidos. A esta lista comum, ainda se poderia acrescentar as dificuldades e provas por que as nossa famílias passam, as nossas preocupações pessoais e missionárias.


Neste contexto, poderíamos fazer nossas, as palavras do profeta: "Se saio aos campos, eis os mortos à espada; se regresso à cidade, eis os dizimados pela fome. Até profetas e sacerdotes vagueiam pelo país... Esperávamos a paz, mas nada há de bom; esperávamos a hora do alívio, mas só vemos angústia!"(Jr 14,18-19).


Creio que estas mesmas palavras se aplicavam ao contexto histórico em que se deram as aparições da Milagrosa, em 1830. Por isso, hoje, cada um necessita escutar de novo no seu coração, as palavras que a Virgem dirige a cada membro da Família Vicentina desde o século XIX: "Tenham confiança, não desanimem, eu estou convosco .... A bola que vês representa o mundo inteiro ... e cada pessoa em particular. ". Sim, em tempos desencorajadores, a Virgem Maria quer recordar-te hoje do seu pedido materno, o Amor que se entregou para que tenhas vida em abundância, a fé no mundo que ela profetizou no Magnificat, construído sobre os valores do Evangelho. Por isso, convido-te a viver os momentos difíceis com um coração cheio de confiança, a perseverar na oração e continuando a trabalhar para um mundo mais justo e fraterno. Lembra-te que "a juventude, em particular, é tempo de esperança, porque se olha para o futuro com expectativas diferentes. Quando se é jovem alimentam-se ideais, sonhos e projectos; a juventude é o momento em que se amadurecem opções decisivas para o resto da minha vida ..."(Mensagem do Papa Bento XVI para a JMJ de 2009). Cada dificuldade, cada obstáculo, os fracassos, as tuas próprias fraquezas e as dos outros, são bênçãos e oportunidades para crescer e ser testemunho da presença de Jesus no meio de nós, uma fonte de alegria e paz.


Ao celebrar o aniversário da nossa querida Associação, também quero recordar-te que és chamado/a a VIVER AQUILO QUE ÉS... A tua presença e o teu empenho na JMV, o teu amor a Maria e tua vivência de amor apaixonante pelos os mais pequenos, são os melhores presentes que podes dar aos que te rodeiam. São a sua maneira de dizer aos homens e mulheres de hoje, que São Vicente e Santa Luísa, cujo 350 º aniversário começamos a comemorar no próximo dia 27 de Setembro , continuam vivos hoje, em cada um de nós.


"Que o Deus da esperança vos encha de toda a alegria e paz na fé, para que transbordeis de esperança, pela força do Espírito Santo."(Rm 15,13).

Yasmine Cajuste
Presidente Internacional da JMV




Sem comentários: