quinta-feira, 22 de março de 2012

Texto de Opinião #6

O que é a Igreja? É uma instituição que mais parece fruto de um sonhador: foi confiada a pescadores e o seu fundador morreu na cruz como um criminoso, abandonado até pelos amigos. Então, o que esperar, no futuro, de uma obra assim?
Estando próxima a sua paixão, Jesus reuniu os discípulos e deu-lhes uma certeza: «Eu apelarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito para que esteja sempre convosco». (Jo 14, 16) O Paráclito é o Espírito Santo. É pela sua acção que, nós, cristãos, nos tornamos testemunhas de Jesus Cristo. Testemunhas através da vida, com gestos de acolhimento e compreensão, de solidariedade e comunhão. Testemunhas mediante a palavra: é na força do Espírito Santo que anunciamos Jesus Cristo, morto e ressuscitado, presente no mundo com o seu dinamismo libertador. Testemunhas no meio das dificuldades, convictos de que o Espírito Santo nos acompanha. Testemunhas pela prática do amor: vivendo no amor deixamo-nos conduzir pelo Espírito Santo.
O Espírito Santo foi dado à Igreja para a animar continuamente. Ele sopra onde quer; faz nascer em cada pessoa carismas próprios para o serviço da Igreja e oferece os seus dons aos que crêem no Senhor.
Desafio-vos, hoje, a colocarem em prática, aqueles propósitos tantas vezes adiados: visitar um doente; telefonar a um amigo distante; responder a um e-mail; procurar aquela pessoa que não é muito agradável, com disposição de a escutar… Deixemos que o Espírito Santo actue em nós…

Bruna Chambel,
Vogal de Formação

Sem comentários: