sábado, 11 de fevereiro de 2012

HÁ VIDA NO DESERTO

Por vezes, podemos estar rodeados de pessoas, que até gostam da nossa presença e sentirmo-nos sozinhos. Nos dias que correm esta situação torna-se cada vez mais frequente, porque pra termos amigos, é preciso cativá-los, e como não é possível comprar amigos nos comerciantes, vamos deixando de os ter, porque essa história (ou se calhar treta) do cativar, dá muito trabalho e já não se usa...

E seguimos a nossa vida, "contentes e felizes" porque vamos ao café, aqui e ali, e encontramos sempre gente conhecida, e isso é porreiro... sou popular, dou-me bem com toda a gente! Sou um gajo fixe! Mas quando chega a altura do "alguém me pode ajudar?" fazem todos orelhas moucas e pior que isso, é depois do problema estar resolvido, bem ou mal, com mais ou menos ajuda e mais ou menos dificuldades, virem com um "ah e tal, porque é que não disseste nada, ali e além era melhor, ou desta ou daquela maneira..." e sentimo-nos imbecilmente como num deserto, onde não há de facto ninguém com quem contar a não ser nós próprios!

Mas, tal como no deserto há vida se a soubermos procurar, também no meio dessas multidões-desertos há vida! Há amizade, há pessoas que querem ser cativadas, e que nos conseguem cativar! Por vezes, quando menos esperamos, por vezes, em situações banais e simples, ou até complicadas! Isso agora pouco importa! O que verdadeiramente importa, é que elas estão lá, prontas a ser descobertas, tal como a vida no deserto... e qual não é a nossa surpresa e alegria quando essa descoberta é feita?!

Sim, é muito complicado, e podemos penar muito nessa busca, que muitas das vezes não é recompensada, muito pelo contrário... mas, quando encontramos essa VIDA, o que se ganha com isso supera em muito o esforço dispendido para a encontrar!

Há que não desistir, e seguir em frente... e procurar, debaixo de cada pedra, em cada palmo de terra, nos lugares mais improváveis... porque, há vida no deserto... e ela está à espera de ser descoberta!


João Gonçalves,
Vogal de Formação

Sem comentários: