domingo, 28 de novembro de 2010

Feliz Ano Novo Litúrgico


Vamos passar pela vida de Jesus contemplando: a sua Encarnação, Nascimento, a sua Ascensão ao Céu, Pentecostes, até à Glória de Senhor do Universo.

Cristo, no Advento, conduz-nos a Deus. O evangelista Mateus, este ano, conduz-nos a Cristo. O Senhor quer reunir todas as nações na Paz eterna do Reino dos Céus; Ele vem julgar os pobres com justiça; Ele vem em pessoa e uma Virgem dá à Luz um Filho, o Emanuel, Deus connosco, anunciado pelos profetas.

Vem Senhor Jesus, Deus Amor, pois este mundo morre gelado, sem carinho, sem amor, sem afecto, sem dom, sem serviço generoso e acolhedor. Vem ensinar-nos a amar, a amar mais, amar melhor nas nossas famílias. Precisamos de aprender Contigo a arte de amar, de servir com generosidade e alegria e de acolher com um coração aberto. Vem Jesus, vem nascer nos nossos corações !

Senhor Jesus, Luz do mundo, Sol nascente, Luz sem ocaso, vem iluminar as nossas inteligências, os nossos corações !

Vamos todos viver o Natal em Família, desde já. Vamos acender o fogo da caridade, do amor nas nossas famílias, as “igrejas domésticas”. Vamos cultivar a espiritualidade da caridade, do amor em família e desenvolver a dimensão da partilha com as Missões, concretamente apoiando a Vera Rato, em Angola.

Jesus, o Filho de Deus, quis nascer na família de Nazaré, Maria e José. Ele é tão nosso Amigo que veio ao nosso encontro para acender em nós o fogo do Amor de Deus. Este Tempo do Advento é tempo para acolher Jesus e celebrar com Ele na família o Seu Nascimento. A melhor maneira de O acolhermos em nossa casa é viver a caridade, o amor nos pensamentos, nas palavras, nas acções, nas atitudes… Por isso, em cada semana vamos desafiar-te a atear este “Fogo da Caridade”.

Propomos que utilizem alguns sinais em Família. Se não têm, façam o Cantinho da Bíblia (Oratório): fazendo a “Coroa do Advento” com 4 velas para acender uma em cada semana. Se não sabem vejam como se faz na Missa dominical. Juntem a Bíblia, aberta, se possível. Com a família que puder sigam os passos de cada semana. Procure, aqui no Farol: “VAMOS TODOS VIVER O NATAL”.

Este é também um tempo oportuno para crescer no espírito de partilha e de consciência missionária. Por isso sugerimos que cada criança tenha um mealheiro missionário em casa e este ano vamos destiná-lo a cuidar das crianças do Bairro do Papelão onde está a Vera em missão. Esses mealheiros irão ao ofertório da Missa da Epifania ou seja na Festa dos Reis Magos, dia 2 de Janeiro. Entretanto também, na Missa do Dia de Natal as crianças da Catequese vão levar ao ofertório prendas para o Menino Jesus dar aos meninos de Angola. Vejam mais adiante, em “CAMPANHA DO MOINHO”, as sugestões de prendas úteis que a Vera nos indica.

Vamos viver o Natal em Família, cultivando o “Fogo da caridade” e Jesus nascerá nos nossos corações.

P. Batalha

Sem comentários: