domingo, 18 de julho de 2010

Próximo ano lectivo com novidades de EMRC


Pela primeira vez vai realizar-se um encontro nacional de estudantes de Ensino Moral e Religiosa Católica do 10.º ao 12.º ano

O conceito de ‘beleza’ vai orientar as actividades do ano lectivo de 2010/11 de todos os ciclos do ensino básico e secundário das aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

O tema foi inspirado no apelo “Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza”, feito por Bento XVI no discurso proferido a 12 de Maio no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

“É uma frase bonita mas pode dar origem a muitas interpretações”, pelo que cabe aos professores “desvendar e realçar a beleza genuína que nos vem de Deus”, disse à Agência ECCLESIA o director do Departamento de EMRC da Fundação do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Dimas Pedrinho.

“Para nós, a beleza vai muito para além do que é a estética. Como docentes de Educação Moral e Religiosa Católica, temos uma função especialíssima de a apresentar de acordo com a proposta cristã”, acrescentou.


Duas novidades para o próximo ano

Os responsáveis diocesanos de EMRC estiveram reunidos em Fátima a 9 de Julho para avaliar as actividades de 2009/10 e agendar os eventos que vão decorrer no próximo ano, entre os quais se incluem duas novidades.

A primeira proposta, a ser concretizada no período do Natal, pretende explorar as palavras ‘trevas’ e ‘luz’, valorizando esta última “como manifestação de Deus entre nós”.

Os conteúdos vão basear-se em textos bíblicos alusivos ao nascimento de Cristo e no conto “O Cavaleiro da Dinamarca”, de Sophia de Melo Breyner, que servirão de inspiração para a realização de festas, exposições, canto dos Reis.

A 25 e 26 de Fevereiro, Sexta-feira e Sábado anteriores ao Carnaval, vai ser organizado pela primeira vez um encontro para estudantes do 10.º ao 12.º ano de escolaridade, iniciativa a decorrer em Lisboa.


Continuidade nos projectos

No próximo ano, o Departamento de EMRC vai continuar a elaborar recursos adaptados ao novo programa da disciplina, além de preparar a Semana Nacional da Educação Cristã (3 a 10 de Outubro) e colaborar, durante o Advento e Natal, na iniciativa “Dez Milhões de Estrelas”, promovida pela Cáritas.

Na reunião realizada em Fátima, a que faltaram delegados de quatro das 20 dioceses, os 35 participantes decidiram também organizar uma nova edição do ‘Fórum de Educação Moral e Religiosa Católica’, acção de formação creditada pelo Ministério da Educação que vai decorrer em Fátima, provavelmente entre 28 a 30 de Janeiro.

Para Dimas Pedrinho, os novos programas curriculares “contemplam conteúdos acessórios em relação ao essencial da EMRC”, pelo que é preciso dotar os docentes de meios que lhes permitam exprimir os princípios fundamentais da disciplina.

A calendarização do próximo ano inclui igualmente a semana dedicada à Educação Moral e Religiosa Católica (no final do 2.º período) e o encontro inter-escolas para os alunos dos quatro primeiros anos de escolaridade.

No entender do responsável, 2009/10 foi marcado pela ausência de pontos negativos, enquanto que entre os aspectos “muito positivos” se encontram o Fórum ‘Pensar a Escola’ e os “materiais produzidos para as campanhas de matrículas”.


Ecclesia

Sem comentários: