sábado, 22 de agosto de 2009

Livro «O peixe amarelo» sugere pistas para um mundo melhor


“Tenho muita esperança de que esta seja a primeira geração solidária a uma escala global”, diz João Meneses, autor do livro «O peixe amarelo – Pistas para um mundo melhor», que transcreve os artigos publicados no «Diário Económico» durante dois anos e meio.

Nos textos, o comissário do Simpósio «Reinventar a Solidariedade» procurou enunciar um conjunto de possibilidades de evolução social, económica e ambiental.

João Meneses pensa que esta geração se está a confrontar com a possibilidade do fim do mundo, devido às tensões sociais, ambientais, bélicas e culturais.

O autor lembra que a crise actual tem demonstrado que “a economia não é uma força motriz capaz de suster a humanidade e de a fazer progredir rumo a uma espécie de ideal civilizacional de bem-estar material”.

A metáfora do “peixe amarelo”, inspirada em Herberto Helder, recorda que a metamorfose é uma dimensão fundamental da vida. Para o presidente da TESE – Associação para o Desenvolvimento, o desafio do crescimento humano impõe que as comunidades não se instalem nos modelos do passado, mas sejam capazes de criar meios de atenuar e ultrapassar as “arestas do mundo”.

A obra, editada pela Pedra Angular, conta igualmente com textos de António Câmara (YDreams), Carlos Zorrinho (Plano Tecnológico), Diogo Vasconcelos (Cisco), Geoff Mulgan (Young Foundation) e Rogério Roque Amaro (ISCTE).


Agência Ecclesia

Sem comentários: