quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Jesuítas organizam encontro juvenil em Coimbra



De 4 a 6 de Setembro, em Cernache (perto de Coimbra) os jesuítas organizam mais um grande encontro de juventude intitulado afterpaul. Será a evocação do nascimento de S. Paulo, 2000 depois do seu nascimento, tal como nome desta iniciativa indica (after paul=depois de Paulo).

Estes grandes encontros da juventude ligada à companhia de Jesus e à espiritualidade inaciana nasceram por volta do ano 2000 e ganharam maior expressão com as celebrações dos 500 anos do nascimento de S. Francisco Xavier originando iniciativas de grande profundidade pastoral, novas linguagens estéticas e teológicas de indiscutível qualidade, tais como as noites inacianas (directas de peregrinação e festa), a noite XL em Lisboa), os encontros Afterxav’s, etc. inspirando posteriormente inúmeras iniciativas no âmbito da pastoral da juventude.

O Afterpaul será marcado “pela força das convicções” e à imagem de S. Paulo procurará interpelar fortemente cada um dos participantes a reforçar o seu conhecimento de Cristo e a colocar, pela positiva, o evangelho nas fronteiras, ambientes e interesses do mundo post-moderno. Do seu programa constam grandes tertúlias e debates entre a fé, ciência e cultura sobre temas tão interessantes como: “razões e desculpas para não acreditar”; “Acreditar depois de Darwin”, “Construir o futuro: causas ou negócios”; “Ser feliz: direito, conquista ou missão”. Os grandes temas do encontro são “Cristo, apresenta-se” e a “Igreja, procura-se”.

O programa prevê ainda vários painéis e testemunhos, um conjunto de variadíssimo de oficinas e workshops (Bíblia, Fé/Ateísmo; Igreja, Novas Tecnologias, Auto-conhecimento, Musica, Dança, Escultura, Questões éticas, Espiritualidade, Discernimento, Fé/Justiça, Sacramentos, Ecologia, etc.), Cine-Forum, Exposições, “after-hours” e tertúlias no bar, etc.

Destaque especial para os 2 grandes espectáculos de luz e som na abertura e encerramento, uma grande entrevista sobre o futuro e do mundo e da Igreja com o Sr. D. Carlos Azevedo, um jantar bíblico, a grande vigília de oração e para todo o espaço envolvente preparado para esta iniciativa com 2 capelas, restaurante, bar, livraria, 3 pequenos auditórios, espaço para conversas e confissões, situado no ambiente verde e bucólico do colégio entre palmeiras, lagos e ovelhas. Haverá tempos largos para o silêncio e a meditação pessoal, para a oração comunitária, para criar laços, para a conversa e o acompanhamento personalizado

O AfterPaul é aberto a todos jovens interessados (do 11º ano aos 30 anos). As inscrições podem ser feitas até ao dia 30 de Agosto. Para mais informações consulte o site www.afterpaul.com ou ainda www.essejota.net.


Agência Ecclesia

Sem comentários: