quinta-feira, 23 de julho de 2009

Tudo a postos para Festival de Verão católico

Centenas de jovens de todo o país rumam a Aveiro para a maior festa da música de inspiração cristã.




Aveiro prepara-se para receber, de 24 a 26 de Julho, a terceira edição do Festival Jota, uma iniciativa que nasceu na Guarda, passou pela Serra da Estrela e rapidamente ganhou dimensão nacional como um evento de referência no panorama da música de inspiração cristã.

Neste momento há quase mil inscritos para os três dias de festival. Jovens de todo o país, do Algarve a Viana do Castelo vão começar a chegar à praia São Jacinto, por onde passarão 17 bandas em três dias de concertos.

A terceira edição deste festival arranca em Aveiro o seu percurso de itinerância pelo país, numa organização conjunta do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional (SDPJV) e do Departamento de Pastoral Juvenil da Guarda (DPJG).

Música, cultura e formação são as palavras-chave do Festival Jota 2009 que tem como objectivo a evangelização, dirigida sobretudo aos jovens. Em três dias de festa, onde não faltará também a praia, o programa contempla ainda fóruns e workshops. De Sexta a Domingo, os jovens de todo o país vão ter a oportunidade de participar em encontros com oradores de renome nacional e abordar temáticas que vão da música ao teatro, passando pela cultura local, desporto e ciência.

O Festival nasceu em 2007 pelas mãos do Departamento da Pastoral Juvenil da Guarda e da Banda Jota. As duas primeiras edições realizaram-se no Paúl, Serra da Estrela. Em Aveiro, o SDPJV quer tirar partido do evento para "despertar os jovens para as questões da cidadania juvenil oferecendo aos participantes um conjunto de actividades que procuram estimular os jovens à construção de um mundo baseado num estilo de vida coerente na relação consigo, com os outros, com a natureza e com Deus".

A Aldeia Jota será o coração de todo o evento ao longo dos 3 dias, entre espaços de espaços de lazer, diversão, concertos, refeições e acampamento. É neste espaço, com uma área aproximada de 5 campos de futebol, que vão acontecer grande parte das actividades.
Da oração da manhã até à Cristoteca, todos os espaços são de acesso livre aos participantes.
"Não vai faltar diversão para os entretantos dos dias e das noites. Se apetecer o sossego de uma conversa há o Espaço Lounge, à entrada do pavilhão, onde no Sábado haverá concerto com os Laetare. Se a vontade for circular e conhecer sugerimos, a partir das 16h30, uma volta pela zona comercial onde editoras, movimentos e associações mostram serviços e produtos. Já se a vontade for a de comunicar há sempre o Espaço Internet. A partir das 21h00 haverá esplanada e bar na zona de concertos", refere a organização do evento, que conta com o apoio de mais de 100 voluntários.

Programa

As tardes serão à beira-mar, com "Concertos íntimos", que convidam à descontracção, fazendo a ponte para a animação nocturna.

Na Sexta-feira, pelas 18h30, actua a banda "Paz inquieta", na explanada da praia. Depois do jantar, pelas 21h00, o palco principal é dos "Luce", banda revelação do segundo Festival, "Terceira Margem", o Pe. João Paulo Vaz e os padres espanhóis de"La voz del desierto". A animação continuará noite dentro, na cristoteca.

O dia de Sábado está reservado para os vários espaços de debate, reflexão e workshops sobre temas que vão da sexualidade à política, passando pelo voluntariado, ecologia, cidadania, vocação, responsabilidade social e religião. Entre outros, estarão como convidaos as jornalistas Laurinda Alves e Aura Miguel e o prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo.

Depois a dinâmica de Sexta repete-se, com o concerto de fim de tarde na praia, desta feira com a actuação de Claudine Pinheiro. Pelo palco principal passam as Bandas "Simplus", "Banda Jota" e Herber Marques, um jovem evangélico que sublinha a dimensão ecuménica do evento . De Espanha, chega também Gaby Soñer, com ritmos de rock-pop.

Nos dois dias, além do palco principal, há um palco destinado aos nossos jovens talentos, o chamado "
Teu Palco".

Domingo, as atenções convergem para a celebração eucarística, pelas 11h00, presidida por D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro. A eucaristia vai contar com uma orquestra constituída especialmente, com transmissão na Rádio Renascença e no
Canal de TV da Diocese aveirense.

À tarde o festival encerra as actividades com o espectáculo musical "Paulo de Tarso" agendado para as 14h30.


Agência Ecclesia


Sem comentários: