segunda-feira, 27 de julho de 2009

Festival Jota juntou 1800 jovens em festa

Maior manifestação da música cristã inundou Aveiro. Edição de 2010 será em Paredes de Coura


A terceira edição do Festival Jota terminou este Domingo, em São Jacinto, em ambiente de grande festa, afirmando-se, definitivamente, como o maior evento de música cristã em Portugal. Cerca de 1800 pessoas passaram pela Aldeia Jota, ao longo deste fim-de-semana.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização diz que este foi um evento que superou todas as expectativas. Conforme realçou o Director do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional (SDPJV), Pe. Rui Barnabé " o Festival Jota deu um passo em frente surpreendendo aqueles que tiveram a oportunidade de passar, participar e viver três dias verdadeiramente intensos." Como explica o mesmo responsável "conseguimos conquistar mais jovens, triplicando os números de participação e atingindo novos públicos com uma qualidade que muito nos orgulha, ultrapassando as 1800 pessoas envolvidas".

O Festival culminou com a eucaristia de Domingo presidida por D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, que fez questão de se dirigir especialmente aos jovens na sua homilia, "no mesmo espaço, amplo e aberto, do Festival que para São Jacinto vos guiou, vindos de todo o país, esta foi uma enorme festa da fé, da alegria e da esperança. Cristo mostrou-vos que o rumo certo que aqui vos trouxe vos conduzirá sempre Aquele que dá sentido e valor à vossa vida".

"A Eucaristia de hoje dá pleno sentido à festa da fé, da alegria, da esperança e da vida que aqui nos trouxe. Cristo está aqui e Ele faz a diferença", disse o Bispo, na sua homilia, após dias preenchidos por concertos, workshops e conferências sobre diversos temas.

Para o Bispo de Aveiro, são muitos "os campos de vida e os espaços de acção que esperam pelos jovens cristãos: a família, a escola, o trabalho, o lazer, o convívio, a comunidade cristã, o mundo associativo, cultural e político, o voluntariado, a procura da justiça e o serviço solidário aos que mais sofrem, entre tantos outros".

Comentando as leituras proclamadas na celebração, D. António Francisco dos Santos disse que "os milagres divinos iluminam os olhos humanos e dão valor às coisas multiplicadas e sentido à vida das pessoas e das multidões".

"Somos chamados a ser testemunhas destes milagres. Queremos ser discípulos e profetas, com um olhar rasgado pelos horizontes novos da humanidade, dando atenção à voz de Deus e alimentando de vida, de alegria, de fé, de esperança, de caridade e de verdade o nosso tempo.", apontou.

O Bispo de Aveiro convidou os presentes a "vencer o medo sentido pelos que pensam que têm pouco para repartir e receiam ficar sem nada".

"Todos desejamos um mundo melhor e uma Igreja renovada. Nem o mundo melhor é possível nem a Igreja renovada estará ao nosso alcance sem vós, caríssimos jovens", precisou.

Mais à frente, falando sobre a vocação particular que cada um é chamado a viver, D. António Francisco dos Santos indicou que "só Cristo pode fazer a diferença, iluminar o caminho e desvendar segredos e sonhos de Deus. Só Ele é fonte de vida e horizonte de felicidade".

Rock e reflexão

A música, mote desta festa, fez-se ouvir um pouco por todo lado desde sexta-feira, dos concertos na praia aos palcos por onde passaram alguns dos grupos mais conhecidos do grande público. Nas duas noites de concertos o cartaz deste festival surpreendeu todos os presentes, que não se cansaram de saltar e cantar no relvado. Destacam-se destas actuações os espanhóis La voz del Desierto, a sonoridade intimista dos Simplus, o pop funk da música de Heber Marques, fazendo jus à vertente ecuménica, e a apresentação do último trabalho da Banda Jota, "Obrigatório Ser". Nesta terceira edição os Jovens em Movimento, de Avanca, foram a banda vencedora do Teu Palco.

Sábado foi o grande dia deste certame com os participantes envolvidos em dezenas de fóruns e workshops que transformaram este festival num espaço privilegiado de aprendizagem e experiência. D. Ximenes Belo, Laurinda Alves, Aura Miguel e muitos outros foram provocando os jovens para temáticas como a participação cívica, a construção da paz e experiências de fé no Mundo. A tarde desafiou os jovens à acção em 35 workshops que da ria ao mar, do desporto à cultura, permitiram experimentar e aprender actividades como canoagem, olaria, surf, risoterapia, fotografia, dance fusion, entre outras.

Ao longo dos três dias foi bem notada a matriz cristã deste festival. Nas manhãs da Aldeia Jota foi possível participar em orações conduzidas por carismas diferentes, aproveitar a tenda de oração permanente e terminar a noite numa ritmada Cristoteca, onde sons de música electrónica se fundem com músicas de mensagem.

No final, o Pe. Jorge Castela, Director Artístico do Festival Jota, anunciou que a IV edição terá lugar em Paredes de Coura. Será na praia do Tabuão, destino habitual de muitos jovens em todos os verões, que, nos dias 23, 24 e 25 de Julho de 2010, decorrerá o próximo Festival Jota. Esta informação foi também comunicada à Agência Ecclesia pelo Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo.


Agência Ecclesia


Sem comentários: