segunda-feira, 6 de julho de 2009

Bíblia mais antiga do mundo já está on-line


O Codex Sinaiticus foi redigido no século IV e hoje encontra-se fragmentado e espalhado pelo mundo. Agora, pode ser visto de forma completa, na internet.


Trata-se de uma iniciativa conjunta de várias instituições, incluindo a Biblioteca Britânica, a Biblioteca da Universidade de Leipzig, a Biblioteca Nacional da Rússia e o Mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai, no Egipto.


Cada um destes locais detinha uma parte dos 800 fragmentos ou páginas da Bíblia escrita em grego.O texto completo pode agora ser visto no site da Biblioteca Britânica, em http://www.codexsinaiticus.org/en/, permitindo a qualquer curioso ou académico consultar as preciosas páginas.


O Codex Sinaiticus, cujo nome deriva da localização do Mosteiro de Santa Catarina é, a par do Codex Vaticanus, o exemplar completo da Bíblia mais antigo do mundo. Os textos nele incluídos variam ligeiramente de versões mais novas da Bíblia, nomeadamente no que diz respeito ao Evangelho de São Marcos, que tem menos 12 versículos que versões posteriores.

Renascença

Sem comentários: