sábado, 6 de junho de 2009

Cruz dos jovens visita vítimas do terramoto na Itália


Bento XVI enviou a Cruz da Jornada Mundial da Juventude como consolação às populações e em particular aos jovens da região de Abruzzo, flagelada pelo terramoto da noite de 6 de Abril passado que provocou quase 300 vítimas.


A Cruz, levada por doze voluntários do Centro Juvenil São Lourenço da Santa Sé, como ele mesmo explicou neste meio-dia, ao rezar a oração mariana do Regina Caeli junto a milhares de peregrinos congregados na praça de São Pedro no Vaticano, está congregando a numerosos rapazes e moças.


“Em comunhão com os jovens daquela terra duramente golpeada pelo terramoto, pedimos a Cristo morto e ressuscitado para infundir sobre eles seu Espírito de consolação e de esperança”, disse o Papa.


A Cruz chegou neste sábado à Casa do Estudante da cidade de Áquila, onde faleceram oito pessoas, e foi recebida por jovens da cidade. Após um momento de oração, foi levada ao acampamento número 1, onde passou uma noite que começou com uma vigília de Pentecostes.


Neste domingo foi levada à Escola da Guarda de Finanças da Itália, onde o bispo do lugar, Dom Giuseppe Molinari, celebrou uma missa na qual ministrou o sacramento da Confirmação há alguns jovens. Durante o resto do dia percorreu localidades próximas com acampamentos.Segundo o programa, o regresso da cruz a Roma está previsto para 2 de Junho.


“Por que levar a Cruz à cidade de Áquila?”, pergunta o organizador da iniciativa, o Pe. Eric Jacquinet, responsável da secção Jovens do Conselho Pontifício para os Leigos.


“A peregrinação contínua da Cruz da Jornada Mundial da Juventude é verdadeiramente um manancial de graça imensa”, responde, recordando que este símbolo por excelência do cristianismo percorre o mundo desde que João Paulo II a entregou em 22 de Abril de 1984 aos jovens após o Ano Santo da Redenção.


“Muitas são as pessoas que sofrem e que a seus pés encontraram consolo e paz. Muitos foram os que tocaram, graças a ela, no mistério de Deus revelado em Cristo. Muitos ficaram tocados pela misericórdia de Cristo pelos pecadores e encontraram a força para pedir o baptismo ou o sacramento da reconciliação. Muitas foram as vocações ao sacerdócio e a vida consagrada que surgiram aos pés desta Cruz”, escreve o sacerdote francês.


A Cruz percorrerá a Espanha antes que seja celebrada a Jornada Mundial da Juventude em Madrid, em Agosto de 2011.
Cristo Jovem

Sem comentários: