quinta-feira, 21 de maio de 2009

Papa pede uso "positivo" das novas tecnologias


Bento XVI apelou esta Quarta-feira a uma utilização “positiva” das novas tecnologias, de forma especial no caso das novas gerações.

Antecipando a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que a Igreja celebra no próximo Domingo, 24 de Maio, o Papa convidou “todos os que utilizam as novas tecnologias da comunicações, especialmente os jovens, a fazê-lo de uma forma positiva” e a “dar-se conta do grande potencial desses meios para construir laços de amizade e solidariedade que possam contribuir para um mundo melhor”.

Na linha da sua mensagem para esta celebração, intitulada «Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade», Bento XVI defendeu essas novas tecnologias “trouxeram mudanças fundamentais na forma de divulgação de notícias e informações e no modo como as pessoas comunicam e se relacionam”.

“Quero encorajar todos aqueles que acedem ao ciberespaço a estarem atentos para manter e promover uma cultura de respeito, de diálogo e de autêntica amizade, na qual os valores da verdade, da harmonia e do entendimento possam florescer”, apontou, no Vaticano, num apelo em língua inglesa.

De modo especial, Bento XVI pediu aos jovens que “testemunhem a sua fé através do mundo digital” e “empreguem essas novas tecnologias para difundir o Evangelho”.
“Assim, a Boa Nova do amor infinito de Deus por todas as pessoas poderá ressoar em novas formas, neste nosso mundo cada vez mais tecnológico”, concluiu.

A mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2009 é particularmente dirigida à “geração digital” e assinala que “a facilidade de acesso a telemóveis e computadores, juntamente com o alcance global e a omnipresença da Internet criou uma multiplicidade de vias através das quais é possível enviar, instantaneamente, palavras e imagens aos cantos mais distantes e isolados do mundo”.

“Os jovens, de modo especial, deram-se conta do enorme potencial que têm os novos «media» para favorecer a ligação, a comunicação e a compreensão entre indivíduos e comunidade, e usam-nos para comunicar com os seus amigos, encontrar novos, criar comunidades e redes, procurar informações e notícias, partilhar as próprias ideias e opiniões”, constata o Papa.


Fonte: ECCLESIA

Sem comentários: