terça-feira, 12 de maio de 2009

A Igreja no palco mediático


O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS) da Igreja Católica em Portugal promove no próximo dia 21 de Maio uma sessão de apresentação do 43.º Dia Mundial das Comunicações Sociais e do livro "Um ramo de amendoeira", do Cón. António Rego, director do SNCS.

A sessão tem lugar no auditório 3 da Universidade Católica, em Lisboa, com início marcado para as 16h30.

A iniciativa começa com uma apresentação multimédia em torno da mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial, que a Igreja Católica celebra a 24 de Maio, este ano em volta do tema das novas tecnologias. Na ocasião serão ainda apresentados ao público os novos portais da Agência ECCLESIA e da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Na sua mensagem, Bento XVI enaltece o aparecimento de novas redes digitais que potenciam a "solidariedade humana, a paz e a justiça, os direitos humanos e o respeito pela vida e o bem da criação". O Papa sublinha que as novas tecnologias abriram "a estrada para o diálogo entre pessoas de diferentes países, culturas e religiões".

Pelas 16h45 tem lugar um debate sobre o tema "Igreja no palco mediático. Das conferências do Casino ao avião para os Camarões", com a presença de Adelino Gomes, provedor do ouvinte da RDP; Graça Franco, directora de informação da RR e Pe. Manuel Morujão, porta-voz da CEP. O debate é moderado pelo Pe. Tolentino Mendonça, director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A sessão conclui-se com a apresentação do livro "Um ramo de amendoeira", por D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, bens Culturais e Comunicações Sociais.

A obra apresenta os editoriais escritos pelo Cón. António Rego para o semanário Agência ECCLESIA, desde Outubro de 2003.

Nas redes Sociais

“Novas Tecnologias, Novas Relações” é o tema para este Dia Mundial das Comunicações Sociais. Numa ocasião em que se faz doutrina sobre as potencialidades oferecidas pela “arena digital”, como lhe chama bento XVI, a Agência ECCLESIA apresenta no dossier desta edição diferentes experiências relacionadas com o uso das novas tecnologias. Nomeadamente com o uso das redes sociais na evangelização. São padres que para além dos púlpitos de onde falam para públicos de encontros dominicais, estão atentos a outros sectores, às pessoas que não estão nos espaços físicos, mas nos virtuais. É aí procuram quem precisa de ser escutado. E existem já muitas presenças de Igreja nesse “continente digital” onde o Papa desafia a colocar a mensagem do Evangelho.

A Mensagem de Bento XVI surge numa ocasião em que o Conselho Pontifício das Comunicações Sociais anunciou a publicação de um documento onde se analisam as transformações culturais geradas pelos meios de comunicação digitais. Depois dos dois documentos estruturantes da pastoral da Igreja nos media (Communio et Progressio, 1971, e Aetatis Novae, 1992), este organismo da Santa Sé prepara-se para dizer como a Igreja Católica inclui as novas tecnologias na sua estratégias de comunicação do Evangelho, hoje.
Em Março último, um encontro mundial de Bispos responsáveis pelos media nas Conferências Episcopais analisou o problema, concluindo que a Igreja tem de estar sempre “on line”.
Agência ECCLESIA

Sem comentários: