sábado, 9 de maio de 2009

Festas Jubilares dos consagrados na Igreja do Carvalhal


No primeiro dia de Maio, mês de Maria, quatro jubilados festejaram os 25 e 50 anos de consagração ao serviço da Igreja: o Padre João Rosa Ferreira (25 anos), a Irmã Maria da Conceição Fernandes (25 anos) e as Irmãs Maria Paula Sousa Vital e Maria Cândida Almeida Amendoeira (50 anos)

Foram muitos os paroquianos do Carvalhal e do Souto (terra natal do Sacerdote Jubilado), familiares e amigos que se associaram a esta festa jubilar. A Eucaristia foi presidida por D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco, e concelebrada por cerca de vinte sacerdotes, participando também o diácono António Mendes, cunhado do Padre Jubilado, alguns acólitos e dois seminaristas da nossa Diocese. A igreja, de construção moderna, estava cheia de fiéis que quiseram marcar presença nesta primeira celebração do nosso Bispo na zona norte do concelho de Abrantes. A Eucaristia foi animada pelo Grupo Juventude Mariana Vicentina, do Carvalhal, que ao longo da celebração, com cânticos e música, tornou a Eucaristia mais alegre.


A Homilia


Na sua homilia, D. Antonino Dias assinalou a “Festa do Trabalhador”, celebrada neste primeiro dia de Maio, referindo que “a Igreja que nunca se alheou dos problemas do mundo do trabalho, quis dar uma dimensão cristã a este dia. Pio XII, em 1955, colocou esta festa sob a protecção de S. José, operário durante toda a sua vida, tendo como companheiro de trabalho o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo”. Destacou também que “na dimensão da fé, para além de realizar e sustentar a pessoa, o trabalho torna-a colaboradora de Deus na obra da criação e da transformação do mundo para que este se torne um espaço de bem-estar e bem viver”, lembrando “todos aqueles que não têm trabalho por mercê dos condicionalismos da crise económica”.Considerando que o “consagrado é um trabalhador de uma grande vinha onde os operários são poucos”, D. Antonino Dias pediu as intenções deste dia para o “Padre João Rosa Ferreira que celebra 25 anos de Sacerdócio, bem como para as Irmãs Maria Cândida de Almeida Amendoeira, da Comunidade das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada
Conceição, em Oleiros, e Irmã Maria Paula Sousa Vital, da Comunidade das Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo, da casa diocesana de Mem Soares, que celebram 50 anos de vida consagrada; e para a Irmã Maria da Conceição Fernandes, da Comunidade das Irmãs de S. José de Cluny, em Arronches, que celebra 25 anos de Vida Consagrada”, formulando votos de felicidades “pelo serviço desta causa que abraçaram na primavera da vida e ao serviço da qual têm gasto a sua vida com alegria e dedicação”. Lembrou também os Padres falecidos, José dos Santos Eusébio e Tomás Farinha que, este ano, celebrariam também 50 anos de Sacerdócio.
Comemorando-se em Maio o mês de Maria, D. Antonino Dias referiu que “Maria é, de facto, exemplo sublime de perfeita consagração, pela sua pertença plena e dedicação total a Deus. Escolhida pelo Senhor, que n’Ela quis cumprir o mistério da Encarnação, lembra aos consagrados o primado da iniciativa de Deus. Ao mesmo tempo, dando o seu consentimento à Palavra divina que n’Ela se fez carne, Maria aparece como modelo de acolhimento da graça por parte da criatura humana”.

A Homenagem


No final da celebração eucarística, o Pároco do Carvalhal, Padre Pedro Tropa, agradeceu a todos os presentes, em particular a presença do D. Antonino Dias, neste dia de festa. De forma a assinalar este dia, os jubilados foram presenteados com um azulejo com a imagem da igreja do Carvalhal, o nome do jubilado e inscrições alusivas ao dia. A comunidade do Souto, representada pela D. Carmelinda, quis presentear em especial o Padre João Ferreira, natural dessa terra: “A Comunidade do Souto quer agradecer ao Senhor pelos 25 anos de Sacerdócio do senhor Padre João Ferreira. Obrigado senhor Padre João Ferreira porque soube estar atento ao chamamento que o Senhor lhe fez. Que o Divino Espírito Santo derrame a sua Luz e a sua Força, para que seja sempre fiel ao sim que disse ao Senhor”. Após estas palavras de gratidão, foi entregue ao Padre João Ferreira um ramo de flores, significando “as flores que o senhor Padre João tem ajudado a crescer no jardim do Senhor”.

O Convívio


Após a celebração seguiu-se um almoço convívio no Salão na cave da igreja do Carvalhal, participando amigos e familiares dos jubilados. Foi um convívio informal, onde a alegria, a boa disposição e as lembranças do passado reinaram.



Fonte:

Diocese de Portalegre-Castelo Barnco

Sem comentários: