quinta-feira, 5 de março de 2009

Símbolos da Quaresma











As Cinzas: Elas representam a consciência do nada da criatura diante do Criador, como já bem falou Abraão: “Sou bem atrevido em falar a meu Senhor, eu que sou pó e cinza” (Gn 18,27). Isto nos leva a assumir uma atitude de maior humildade e arrependimento por certas atitudes orgulhosas.



O Deserto: É um lugar árido e com pouca vegetação. É, portanto, lugar de jejum. Para receber a Lei, Moisés passou quarentas dias sem comer e sem beber na montanha do Sinai (Ex 24,12-18; 34). Também Elias vive a dureza do deserto, onde, reconfortado pela comida e bebida misteriosa, volta ao seu caminho (1Rs 19,3-8).




Na Bíblia, a permanência no deserto é um tempo de oração intensa, como também de sofrimento e reflexão. Cristo ficou quarenta dias no deserto se preparando para o ministério público. Muitas vezes resistimos a esses espaços de silêncio e solidão, porque temos medo de nos encontrar mais profundamente connosco mesmos e com Deus. O “deserto” requer a coragem dos humildes, dos que não têm medo de voltar a recomeçar.



Os quarenta dias - A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egipto. Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

Sem comentários: