segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Comemoração dos 150 anos das Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo em Portugal


Tornar presente a “audácia de S. Vicente, que nos impulsione, com fé e determinação a partir ao encontro dessa multidão imensa que estende a mão, com olhar suplicante, com fome de pão e da Palavra, de afecto e de compreensão, de sentido para a vida e sobretudo, com fome de Deus sem encontrar resposta aos seus apelos” é um dos objectivos do jubileu das Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo que celebram 150 anos de permanência em Portugal.
De 3 de Fevereiro deste ano a 8 de Fevereiro de 2009, as Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo comemoram século e meio ao serviço daqueles que delas necessitam, dando preferência aos mais carenciados. “Partir da experiência feita, para assumir, com coragem, compromissos concretos na linha do «ser» que se traduzam numa maior fidelidade ao Carisma e numa nova dinâmica na Evangelização e no serviço aos irmãos” – realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Em tempo de comemorações, as Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo pretendem congregar à volta das celebrações, que terão lugar ao longo de todo este ano, todos os ramos da Família Vicentina que comungam do mesmo Carisma, “aqueles que servimos e acolhemos nas nossas casas (crianças, jovens, doentes, deficientes, idosos e muitos outros) todos os nossos colaboradores, amigos e benfeitores, Consagrados, Sacerdotes e todos aqueles que queiram partilhar connosco estes momentos de acção de graças a Deus”.
Iniciativas Jubilares

- Permanência da Chama que percorrerá todas as Comunidades Locais, de acordo com o respectivo calendário, e que nos convida a reavivar o fogo do fervor primitivo para responder com audácia aos desafios actuais cada vez mais prementes.
- No dia 4 de cada mês, todas as Comunidades farão uma celebração especial para recordar os 150 anos da Província, tendo em conta a vivência de um dos nossos Votos e das virtudes que fazem parte da espiritualidade das Filhas da Caridade e que lhe foram legada por S. Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac: humildade, simplicidade e caridade, o que implica reflexão, contemplação e partilha, numa linha de encontro profundo com Deus e com os irmãos.
- Peregrinação ao Monte de Santa Quitéria encimado por um belo Monumento a Nossa Senhoras da Graças cuja imagem parece abençoar com ternura a cidade de, Felgueiras, 1º local onde funcionou o noviciado, após a República, numa atitude de louvor e acção de graças a Deus que, por Maria, nos protegeu de modo especial.
- Encontro da Família Vicentina a 20 de Setembro, no centro Pastoral Paulo VI, de modo a aprofundar, partilhar e celebrar a riqueza imensa do Carisma Vicentino que cada vez se vai expandindo mais e melhor;
- Regresso às Fontes, partindo à descoberta dos locais onde as primeiras Filhas da Caridade, em Portugal, deram o melhor de si mesmas para ir ao encontro de Cristo nos seus irmãos sofredores; Esta actividade realizar-se-á em duas fases: 1ª fase: 3, 4 e 5 de Outubro e 2ª fase 28 a 30 de Novembro
- Dia Vicentino e Cultural, a 11 de Outubro, na Casa Provincial, de modo a tornar vivos e presentes os Fundadores e o seu Carisma, cada vez mais actual, de descoberta de Cristo nos Irmãos.
- Encerramento das Festividades no dia 7 e 8 de Fevereiro, de 2009, estando presentes e actuantes: Padre Greory Gay – Superior Geral; Padre Javier Alvarez – Director Geral e Irmã Evelyne Franc - Superiora Geral
História
Em 1858, era grande o campo de acção que se oferecia às Irmãs:
A Cólera Mórbus e a Febre Amarela, altamente contagiosa, assolavam o país de maneira assustadora. Todos os que podiam, sobretudo os nobres, fugiam das grandes cidades procurando refúgio nas pequenas vilas e aldeias, a uma epidemia que ameaçava impiedosamente a vida das populações indefesas.
É neste cenário de horror, que aconselhado por algumas senhoras da nobreza, o rei D. Pedro V, impulsionado também pelo desejo de cuidar “os seus vassalos”, decide chamar, de Paris, as Filhas da Caridade para responder a este apelo premente dos doentes mais abandonados.
E eis que, sem olhar ao perigo, - algumas pagaram com a própria vida a sua dedicação - elas partem, rumo a Portugal. No olhar, o brilho da Fé, no coração, o fogo da Caridade, fazendo assim jus ao seu emblema “A Caridade de Jesus crucificado nos impele.”
É uma longa e gloriosa história, que já foi narrada noutros momentos e noutros espaços, que estas Irmãs escreveram com a “força dos seus braços e o suor do seu rosto” segundo a expressão de S. Vicente.

Sem comentários: