sábado, 8 de agosto de 2009

Apresentado o logótipo da JMJ 2011 Madrid


Nesta quinta-feira foi divulgado o logo que representará a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ2011), programada para Madrid, de 16 a 21 de Agosto de 2011.

Seu autor José Gil-Nogués, designer gráfico espanhol, explicou que o fundo do desenho simboliza “jovens de todo o mundo que se unem para celebrar sua fé junto ao Papa, ao pé da Cruz, e formam a coroa de Nossa Senhora de Almudena, padroeira de Madrid”.
Na coroa, continua dizendo o criador, destaca o “m” de Maria, também inicial de Madrid, lugar do encontro.A Cruz, sinal do cristão, preside o encontro do Papa com os jovens, que fazem visível com seu testemunho o tema da JMJ: “arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé”.
A mensagem do logo, acrescenta, “é uma catequese, uma oportunidade de evangelização: o caminho rápido e seguro para chegar a Cristo é a Virgem Maria, Mãe de Deus e dos homens. Os jovens têm, na fé de Maria, o exemplo e o modelo para chegar a Cristo e cumprir a finalidade prioritária da JMJ: dar a conhecer ao mundo sua mensagem”.
Sobre a forma, o designer esclareceu que “o símbolo possui um traço espontâneo e firme, como a juventude do século XXI. É próximo, afável, aberto. Alegre, descontraído e positivo”.“O uso de uma paleta de cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) transmite um calor inconfundível, sinal de identidade de uma cidade como Madrid, de um país como Espanha. Estas cores são reflexo também do ‘calor divino’, do Amor trinitário”, declara.O logo foi escolhido através de um concurso restrito a desenhistas gráficos profissionais.José Gil-Nogués (Valência, 1971), jornalista e desenhista, recebeu numerosos prémios e seu trabalho foi publicado e exposto nos cinco continentes.

Apoio das autoridades nacionais e locaisDom César Franco, bispo auxiliar de Madrid e coordenador geral da preparação da JMJ, explicou na conferência de imprensa de apresentação que “A JMJ Madrid 2011 conta com o apoio completo do governo da Espanha, da Comunidade de Madrid e da Prefeitura da capital, que ofereceram a colaboração pública para este evento, que atrairá para Madrid e Espanha muitos jovens de todo o mundo”.
Prevê-se uma participação entre um milhão e meio e dois milhões de pessoas, entre 18 e 29 anos, de quase todos os países do planeta.

Novos caminhos de comunicaçãoSantiago de la Cierva, director de comunicação da JMJ, assinalou que a base para a organização e a comunicação será a página web e as redes sociais, que são o melhor caminho para chegar aos jovens.


fonte: Zenit

Sem comentários: